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Roberto Pereira
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“Todo ser humano é um universo em construção permanente.”
Roberto Pereira
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O que mais ouvimos de questionamento dos iniciantes no mercado, sejam profissionais ou empreendedores que desejam compreender o funcionamento da publicidade online, é “quero anunciar, mas não sei por onde começar”.
É recomendável, como em tudo na vida, começar pelo começo, ou seja, pelos fundamentos.
Para anunciar tanto na internet como em outros veículos de mídia – rádio, tv, outdoors, mídia indoor etc, é preciso saber como criar um Plano de Mídias.
Esse plano é realizado após o Planejamento de Marketing da empresa, que é produzido a partir de um diagnóstico de todos os aspectos que envolvem a Marca.
Estes aspectos que envolvem o diagnóstico da marca antes de anunciar, vão desde o plano de negócios ao comercial, departamento de compras, literalmente tudo.
“O que eu preciso para anunciar minha empresa” é a pergunta mais recorrente que os empreendedores se fazem.
O que você mais precisa para anunciar sua empresa, é entender que os anúncios são a última etapa do processo, não a primeira. Primeiro é necessário criar a infraestrutura correta para aproveitar ao máximo o poder da publicidade online.
Por exemplo, para anunciar no Google Ads, é recomendável que você tenha um site. Não apenas uma landing page, que limitará muito suas opções dentro da plataforma e fará com que você não tenha um desempenho tão amplo quanto poderia.
É preciso ainda, analisar se o seu departamento comercial suportará a demanda de atendimento que será originada, se você tem a capacidade de produção e logística adequada, dentre inúmeros fatores que impactarão nos resultados finais.
As palavras-chave são um dos pontos de extrema importância para a exibição do anúncio ao público-alvo correto. Além das palavras-chave, que são muito relevantes e específicas para o produto ou serviço anunciado, a definição do público adequado, conforme a análise de dados realizada e outros pontos, são essenciais.
A escolha das palavras-chave também se baseia numa pesquisa detalhada sobre seus produtos ou serviços, dos interesses e comportamento de consumo identificados em seu público.
Este é um problema comum. Muitas pessoas acabam medindo resultados de uma campanha baseado somente em cliques ou conversões diretas. Essas métricas podem demonstrar resultados falso-positivos.
Existem muitos fatores que podem impactar nisso, desde a instalação da tag de acompanhamento do Google Ads ou o Pixel do Facebook, configuração incorreta da tag de conversão específica etc.
Uma análise ao vivo da conta, da campanha e das tags de conversão é essencial.
Para saber qual a melhor plataforma para anunciar, você precisa analisar dados. São eles quem vão dizer de onde vem seus melhores resultados e indicar qual a melhor plataforma para iniciar seu investimento. É sempre recomendável ter mais de um canal de aquisição com anúncios online.
Para aprender “como usar o Google Tag Manager”, você precisa saber instalar o código de acompanhamento em seu site, o que facilita a instalação de outras tags de rastreamento, como a Tag Global do Google Ads, o Pixel do Facebook, a Tag de Insights do Linkedin e outros.
Em muitos casos – não em todos, é possível fazer as instalações sem a necessidade de personalização de código. Caso seja necessário, você deve contar com o suporte de um programador especialista na linguagem javascript.
Os anúncios de mensagens do Meta Ads, assim como as conversões em landing pages, também tem métricas específicas.
Na opção “clique para enviar mensagem”, os anúncios tem como padrão iniciar novas mensagens. Já na opção “mensagem patrocinada”, fará o direcionamento para o público que já tenha interagido com o seu conteúdo (retargeting).
A análise das definições de público e outros fatores são essenciais para determinar as possíveis razões de não estarem ocorrendo as conversões como desejado.
Lembre-se sempre de que a Meta “não garante nenhum resultado”, assim como qualquer plataforma de anúncios. Nos Termos de Publicidade da Meta, você pode ver nas cláusulas 8 e 9 que:
8. Não garantimos o alcance ou desempenho de seus anúncios, como o número de pessoas que verão seus anúncios ou o número de cliques que eles obterão.
9. Não podemos controlar como os cliques são gerados em seus anúncios. Possuímos sistemas que tentam detectar e filtrar certas atividades de cliques, mas não nos responsabilizamos por fraude de cliques, problemas tecnológicos ou outras atividades de cliques potencialmente inválidas que possam afetar o custo da veiculação dos anúncios.