Eu sou Roberto Pereira, o Dinossauro do Tráfego.
Quando comecei a navegar na internet em 1996, não imaginava que estava diante daquilo que transformaria a minha vida profissional. Naquele mesmo ano, criei meu primeiro site em HTML, usando os aplicativos Microsoft Word e FrontPage.
Rapidamente, em 1997, conheci a primeira plataforma de “publicidade online”, lançada pela Yahoo! em janeiro. Em menos de 2 meses após surgir, eu já a usava e fiquei fascinado com as possibilidades.
Como eu trabalhava com publicidade em revistas, jornais, rádios, outdoors, indoors, impressos e outras estratégias – e apesar de ainda muito jovem (17 anos), percebi uma oportunidade que iria mudar a forma como as empresas se comunicavam e vendiam.
Mas eu realmente não fazia ideia de como os sites e o comércio eletrônico se tornariam o pilar empresarial do século 21.
As mídias sociais nem existiam. Elas levaram quase 15 anos para se solidificarem no mercado online e só começaram a surgir por volta de 2004.
Como eu comecei a entender a importância da internet e das ferramentas web.
O envio de e-mails naquela época era bem diferente. A internet era discada (28,8 a 58,6Kbps), caríssima. Consegue imaginar como era se conectar com uma velocidade equivalente ao que você envia hoje em 2 linhas de texto num mensageiro instantâneo?
Em 1998, antes de a Google ser lançada em setembro, eu usava o email para enviar arquivos de artes para clientes, agências e gráficas de outras cidades. E também para oferecer serviços a outras empresas através dele, que ia descobrindo pesquisando em “listas telefônicas” (os mais jovens nem vão saber o que é 😃), panfletos, folders, jornais, revistas etc.
Passei a usá-lo de forma personalizada e ética, evitando a propagação indiscriminada dos endereços dos meus clientes. Eu já estava usando, mesmo sem ter noção direta, os fundamentos antispam e praticando a proteção de dados dos usuários.
Não somente para sites, comércio eletrônico e lançamentos digitais, o email marketing é um dos pilares do web marketing. Foi assim que tive a real dimensão do potencial de negócios da internet, pois passei a fechar muito mais vendas.
É claro que isso me fez estudar cada vez mais os fundamentos do marketing e outros conhecimentos que o envolvem, o que elevou a qualidade dos serviços que eu oferecia e os resultados.
A virada de chave aconteceu quando…
Em 2001, quando o Flash começou a despontar no mercado com animações, sites dinâmicos e interativos, eu já trabalhava com o recém lançado Google Ads. Eu associava, junto a parceiros, o desenvolvimento de sites, veiculação de publicidade com anúncios da rede de pesquisa Google e outros serviços offline.
Mas em 2003 aconteceu algo que mudaria de vez minha visão sobre as possibilidades do mercado online.
Em 2002 houve uma das atualizações mais importantes do algoritmo de buscas do Google, chamada “Flórida”. Foi o fim da saturação de palavras-chave (keyword stuffing).
Era a forma como se conseguia posicionar rapidamente um site. Por exemplo, se você quisesse que o seu site alcançasse o topo da primeira página, bastava usar o máximo de vezes o mesmo termo de pesquisa, como abaixo:
O problema é que durante algum tempo, o conteúdo na web tornou-se muito pobre em decorrência disso e os buscadores, não só o Google como também o Yahoo! – até então o maior buscador do mercado, resolveram mudar os parâmetros para focar na qualidade do conteúdo e não apenas em “palavras-chave”; ou termos de pesquisa.
Foi aí que conheci a SEO. Naquele ano eu passei a estudá-la a fundo e compreendi de onde vinham os termos que usávamos para criar campanhas para a “rede de pesquisa”. Tudo vinha dali.
E, de fato, ela passou a ser cada vez mais crucial para a publicidade online, determinando parâmetros que são usados até hoje, inclusive nas plataformas de mídias sociais.
Alguns tipos de empresa que atuei: salões de beleza, drogarias a indústrias alimentícias e metalúrgicas, cosméticos, engenharia, contabilidade, direito, papelarias, eletroeletrônicos, moda e vestuário, artes, músicas, utilidades domésticas, turismo, tatuagem, psicologia, psiquiatria, eventos, telecomunicações e internet…
Algo que era visível desde aquela época e permanece intrínseco no mercado empresarial brasileiro, é que os empreendedores brasileiros ainda enxergam o marketing e a publicidade como gasto, não como investimento.E pior, pensam que é barato ou que não é preciso conhecimento profundo em diversas áreas relacionadas.
As coisas mudaram na forma como eu observo o mercado e no porquê eu resolvi ensinar.
Me mudei para a roça em 2014. Eu sempre quis morar no lugar onde estou hoje, desde a adolescência.
Adoro a natureza. Queria simplesmente sair na porta de casa e admirar um lindo por do sol, ter a vista que tenho hoje na minha janela enquanto trabalho.
Consigo atender profissionais e empresas em Portugal, Bélgica, Austrália e outros lugares que, em outras áreas, precisaria me deslocar a essas empresas.
Em 2003 eu já atendia com serviços de design gráfico empresas de Portugal, Holanda e Polônia. E olha que o meu inglês nem é tão fluente e diz minha esposa que é “com sotaque de indiano” 😄.
Agora o meu objetivo é outro. Com as mudanças atuais do mercado e por conta dessa transformação, empreendedores assumiram a tarefa de impulsionar seus negócios fazendo anúncios por si próprios.
Entretanto, tem faltado conhecimentos básicos sobre fundamentos, o que tem levado muitos deles a terem mais prejuízos do que lucros e acabarem desistindo de anunciar ou mesmo, a desistirem de seu sonho em ter o próprio negócio.
Sobre Roberto Pereira
Meu site – DinossaurodoTrafego.com.br – é onde eu compartilho minhas experiências e vivências… o que aprendi ao longo de mais e 30 anos ligando com inúmeros tipos de negócios.
Comecei em 1991, na tipografia, aos 12 anos. Eu sempre adorei trabalhar. E me encontrei nessa profissão muito cedo.
Mas se você pensa que este site é sobre mim, não é. Ele é sobre você, seus sonhos, possibilidades e oportunidades de expandir e tornar o seu negócio cada vez mais lucrativo. Mudar para melhor, sempre!
Dentre as coisas que mais gosto de fazer em meu tempo livre, a maioria delas é sobre a família, o tempo e a forma como nos conectamos sem estarmos conectados à internet.
“Estruturação dos processos, o meu formato de atuação… Sem dúvida, o Roberto me ajudou na definição dessas estratégias.”
Arthur Martins
CEO e Fundador da Blu Marketing
Turbine o seu Crescimento Online